Com o investimento de R$ 256, 000, 00, previsto para construção de galpão, compra de maquinários, além de consultoria para o funcionamento da cooperativa de resíduo solido que faz parte do conjunto de ações que visa à melhoria e qualidade de vida da comunidade de Nova Constituinte. Uma das áreas beneficiada pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo Lula, em parceria com o governo do estado através da CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia), que Vai ajuda na preservação do meio ambiente e na geração de renda das famílias que utilizam a reciclagem como fonte alternativa de renda.
Segundo Carlos Alberto líder comunitário o que é coletado em Salvador, chega a quase 115 mil toneladas de lixo geradas a cada mês e, a parte reciclada é absurdamente menor: que 2,3 mil toneladas revelando assim o pouco aproveitamento do que poderia tornar alternativa de renda para muita gente. Na comunidade de nova constituinte existem muitas famílias que vivem desta atividade, mas não encontram estrutura e apoio diz Carlos.
Segundo especialista esse é um dos caminhos para resolver o problema do destino do lixo, utilizando a reciclagem como alternativa viável e ecológica.
Outro que ver como ótima iniciativa e Arnaldo Anselmo, Presidente da Associação Quilombo de Nova Constituinte. Segundo ele o investimento deve somar com outras iniciativas existentes na comunidade ampliando assim o processo de participação e valorização das pessoas que trabalham reciclando.
Sergio Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário