Adolescentes educandos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) participam do I Encontro Baiano da Rede Juvenil pelo Esporte (Rejupe), nesta segunda e terça-feira (27 e 28), na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no CAB. O encontro faz parte de uma mobilização nacional envolvendo as 12 capitais sedes da Copa do Mundo de 2014, com o objetivo de discutir ações de inclusão de crianças e adolescentes no esporte seguro. A Fundac está entre as 15 instituições da Bahia incluídas na rede.
No encontro, os adolescentes conhecem as ações preparatórias para o Mundial e participam da elaboração do plano de ação. As propostas do plano foram discutidas amplamente pelos adolescentes nas unidades, sob a supervisão do professor de educação física. Além de garantir a participação nas discussões, a Fundac também busca, junto à rede, a inclusão dos adolescentes nos empregos temporários oferecidos no período da Copa.
De acordo com a diretora da instituição, Ariselma Pereira, “essa é uma ação que garante aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa os direitos à participação e ao acesso irrestrito ao esporte, previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nosso papel é assegurar a criação e inclusão desses jovens nos espaços de discussão e construção de políticas públicas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário