terça-feira, 17 de julho de 2012

Governo faz apelo para o fim da greve dos professores

O governador Jaques Wagner volta a falar, no programa de rádio desta terça-feira (17), do empenho do governo para que sejam retomadas as aulas na rede pública e destaca o acolhimento da proposta apresentada, na semana passada, pelo Ministério Público e Tribunal de Justiça, como forma de romper o impasse e restabelecer a normalidade nas escolas da rede estadual de ensino. “É importante esse diálogo com o conjunto dos professores e espero que eles entendam que é um esforço do estado baiano e se sensibilizem com o sofrimento dos alunos e pais de alunos”.
Jaques Wagner destaca ainda as medidas para enfrentar os efeitos da seca na Bahia e o lançamento, na última sexta-feira, da pedra fundamental do Estaleiro Enseada do Paraguaçu e o batismo da Plataforma P-59, da Petrobras, pela presidente Dilma Rousseff, em São Roque do Paraguaçu, município de Maragogipe, no Recôncavo Baiano.
Com relação à greve dos professores, o governador informa que tinha feito uma proposta anterior de investir a mais R$ 213 milhões nas despesas com a educação, mas acatou a proposta do MPE e do TJBA, que ampliou em outros R$ 23 milhões, especificamente para atender a questão salarial da categoria.
Diz também que a proposta antecipou em um mês – de abril para março de 2013 – o pagamento da segunda parcela do reajuste de 22% e ampliou o número de beneficiados com as promoções, contemplando, inclusive, o pessoal em estágio probatório.
“Agora está faltando a outra parte”, afirma Wagner, voltando a apelar para a normalização das atividades escolares nas unidades que ainda insistem na paralisação. Segundo ele, o retorno às aulas já está ocorrendo em mais de 1.100 das 1.400 escolas da rede estadual.
Wagner conclama a categoria para um ponto final no impasse e, para isso, espera contar com a compreensão dos professores. Reafirma a sua disposição para o diálogo, porém dentro dos limites. “Espero que, finalmente, com esse esforço a mais, a gente consiga a normalização”.



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