segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Cemitérios municipais passam por ampliação e reforma

Após 40 anos sem mudanças expressivas, os cemitérios municipais passam agora por intervenções como ampliações, construções e manutenções. Dos dez equipamentos públicos, seis vão receber as primeiras benfeitorias, a começar pelos de Itapuã e Brotas, onde as obras já começaram. Além disso, vão ser abertas 250 novas carneiras. A Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), responsável pelos serviços, também fechou parceria com o Cemitério Jardim da Saudade, onde 60 vagas mensais são oferecidas à população mais carente para a realização de cremação gratuita. 
 A Semop também estuda a possibilidade de ampliação e/ou construção de novos espaços para sepultamento, como informa a secretária municipal da Ordem Pública, Rosemma Maluf. Para ela, a atenção que a Prefeitura de Salvador vai dar aos equipamentos se faz necessária porque atende à população mais carente, sem contar que os cemitérios nestes três meses de final de ano são muito procurados, pois o estadual, o da Baixa de Quintas, fecha quando há uma sobrecarga nos municipais.
 Rosemma Maluf alerta ainda para a atenção da população em relação ao número de cremações ofertadas pela Prefeitura no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. “Eu não sei se é desinformação ou um pouco de preconceito da população para requerer este tipo de serviço. De qualquer forma, a oferta está feita”. Este tipo de serviço também está disponível para servidores municipais.
 As novas carneiras vão ser construídas nos cemitérios de Plataforma, com cem vagas, e 50 para os de Pirajá, Brotas e Itapuã. No equipamento de Paripe, a Semop vai construir um muro. Em Periperi, fará uma ampliação da capela e do espaço do velório, além da construção de uma sala para a administração e de uma rampa de acesso para pessoas portadoras de deficiência. O de Plataforma vai receber melhorias no espaço da administração e o dos velórios e nova rampa. O cemitério será humanizado com a criação de jardins e colocação de toldos para a proteção das pessoas na hora do funeral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário