domingo, 2 de agosto de 2015

Montadoras já anunciaram R$ 9 bi em investimentos


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Mesmo com previsões de baixo crescimento do PIB e alta da inflação no Brasil, as montadoras automobilísticas continuam investindo. Apenas nas últimas duas semanas, três fabricantes anunciaram investimentos que totalizam R$ 7 bilhões. Com esse aporte, os investimentos anunciados em 2015 chegam próximo de R$ 9 bilhões. Os recursos são aplicados, principalmente, em centros de pesquisa e aumento do índice de nacionalização, além de novas famílias de veículos e linhas de montagem.
A maior parte dos investimentos vem do anúncio feito pela General Motors na última quarta-feira (29). A montadora americana investirá R$ 6,5 bilhões no desenvolvimento de uma nova linha de veículos no País, com seis modelos, que devem começar a ser produzidos em 2019.
"Entendemos que o País enfrenta problemas econômicos e políticos, mas nossa decisão olha para o futuro e continuamos vendo forte potencial no Brasil", afirmou o presidente mundial da GM, Dan Ammann, durante anúncio do investimento.
A Hyundai também fez anúncios nas últimas semanas. A montadora coreana está investindo R$ 100 milhões na construção de um centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na fábrica de Piracicaba (SP).
A implantação do empreendimento tem como objetivo construir motores biocombustível (flex) para equipar os automóveis produzidos pela empresa no Brasil. A montadora chinesa Chery também anunciou, nesta semana, que investirá R$ 400 milhões na construção da terceira linha de montagem na fábrica de Jacareí (SP), destinada à produção do SUV Tiggo 5.
De acordo com analistas, os investimentos das montadoras no Brasil em 2015 são consequência, sobretudo, do regime automotivo Inovar-Auto, que cobra maior eficiência de motores em troca de incentivos fiscais, como nos casos da Hyundai em Piracicaba e da Volkswagen, que está investimento R$ 460 milhões para desenvolvimento de uma nova tecnologia de motores turbos no município de São Carlos (SP).
A Peugeot Citröen e a Iveco também anunciaram investimentos nesse sentido, de R$ 177 milhões e R$ 650 milhões, respectivamente. Também pesam para essa decisão em 2015, mas em menor grau, o ciclo natural de atualização de produtos, expectativa de recuperação do mercado nacional em médio e longo prazos.
 
Fonte: 247

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