domingo, 26 de junho de 2016

Danny Glover conhece experiências e fortalece diálogo com movimentos sociais da Bahia


glover
foto reprodução Sepromi


Nascido na Califórnia, Estados Unidos, hoje com 69 anos, o ator e ativista social Danny Glover começou neste sábado (25), em Salvador, mais uma agenda de visitas a irmandades e organizações que atuam no combate ao racismo. O artista veio ao Brasil através de convite do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com atividades estendidas à Bahia, também acompanhadas pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). A programação de hoje contou com representantes do movimento negro e de luta pela terra, artistas, estudantes, redes de afro-empreendedores, autoridades, dentre outros segmentos. 
A titular da Sepromi, Vera Lúcia Barbosa, destacou o trabalho de Glover, já reconhecido internacionalmente pelo caráter filantrópico, diálogo com comunidades, defesa da justiça, do acesso à saúde e educação nos Estados Unidos e na África. “Através da cultura ele vem debatendo o enfrentamento ao racismo, a luta pela terra e as transformações sociais no nosso país”, disse a secretária, ressaltando a escolha do ator como embaixador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e suas as contribuições para a Década Internacional Afrodescendente na Bahia. 
A Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) foi a primeira instituição visitada por Danny hoje. O representante da entidade, Osvalrisio Conceição, explicou que a SPD é umas das primeiras irmandades negras do país fundada em 1823, atuando na arrecadação de recursos para a libertação de pessoas escravizadas, à época. “Estamos felizes com sua visita do ator ao Brasil, pois precisamos intensificar nossos marcos e referências. Sua trajetória de vida serve de horizonte pra que a luta do povo negro continue”, disse.
O presidente do bloco afro Olodum, João Jorge, reforçou, afirmando que a Bahia, com o seu papel histórico na luta pela equidade racial, sairá ainda engrandecida com as trocas de experiências. “Somos símbolo da resistência cultural negra no Brasil. É muito bom quando artistas como Danny visitam e conhecem o nosso trabalho”, disse. 
Danny Glover ressaltou a presença majoritária de negros na população brasileira e baiana, constatação que considera feliz, em virtude da presença cada vez maior deste segmento nos variados espaços da sociedade. “É o maior contingente populacional negro fora da Nigéria, por exemplo". Segundo ele, porém, as desigualdades raciais precisam estar no centro das atenções em todo o mundo, ao longo do século XXI. “Somos 200 milhões de afrodescendentes nas américa, com 90% ainda vivendo na pobreza. É preciso tomar providências", pontuou.

As agendas contaram com a presença do desembargador Lidivaldo Brito (TJ-BA), do dirigente nacional do MST, Evanildo Costa, além de parlamentares como o deputado federal Valmir Assunção e do vereador Silvio Humberto, dentre outras lideranças da capital. Ainda no Pelourinho, neste sábado, Denny visitou o Restaurante e Espaço Cultural Alaíde do Feijão. Neste domingo (26), às 8:30h, ele conhece a sede do MST na Mouraria, onde conversará com militantes e dirigentes da organização. Em seguida, às 11:30hs, Glover estará na sede do Bloco Afro Ilê Aiyê, no Curuzu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário