sábado, 29 de maio de 2010

Estudantes do curso de Serviço Social da Unime,faz palestra de educação ambiental na Constituinte



Com objetivo de pautar a discussão da educação ambiental como política de direitos, alunas do curso de Serviço Social da Universidade, UNIME, em conjunto com, igreja Presbiteriana e a SEMA (Secretaria de Meio Ambiente), promoveu na quinta (27), no bairro de Nova Constituinte, uma palestra sobre educação ambiental.
Foram debatidos com a comunidade os efeitos negativos e os riscos que os lixos descartados de forma inapropriada ou depositados nas ruas de qualquer jeito podem gerar na natureza e na humanidade, como no caso do vidro que além de levar, 1milhão de anos, para decompor, pode causar acidentes aos trabalhadores de limpeza quando depositado inadequadamente. O plástico na forma (garrafa pet, sacola plástica) que além de entupir os córregos e galerias de esgotos, tem o tempo decomposição de 450anos.
A comunidade também foi orientada sobre podas de arvores de forma aleatória sem informar os órgãos competentes para devidas providencias podendo caracterizar como crime ambiental comum nos bairros periféricos, além de contribuir de varais formas para alargamentos de ruas, pois as folhas e troncos acabam da mesma forma do plástico obstruindo a passagem da água nas galerias e esgotos.
Tereza Dantas aluna do curso de Serviço Social umas das mentoras do evento, diz que é muito bom ter a possibilidade de informar e debater com a comunidade a educação ambiental com um conjunto de ações que visam qualidade de vida é um direito que ela tem que se apodera exigindo do pode publico que coloquem em funcionamento os serviços essenciais, assim também como o dever de cada um em cumprir também, por exemplo, horário da coleta. Ela complementa que ha seis meses em nova constituinte como estagiara queria retribuir o acolhimento que a comunidade teve com os estagiários e esta foi à melhor maneira que achou a da informação.
Edson pastor da igreja conta que a comunidade tem um numero grandes trabalhadores que usam a reciclagem como fonte de renda, ações como essa fortalece toda cadeia do recicla mento, pois informa e conscientiza.
Salvador produz 115 mil toneladas de lixo geradas a cada mês, a parte reciclada é 2,3 mil toneladas então educar e conscientizar e fundamental.

 Por

Sergio Batista




Nenhum comentário:

Postar um comentário