Mais 253 municípios baianos receberam um reforço importante na área de saúde. O governo estadual entregou nesta quinta-feira (1º) uma ambulância a cada um dos prefeitos que compareceram ao pátio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Com a entrega de 222 unidades em 2009, o governo totaliza 475 ambulâncias em todo o estado, o que representa um investimento de mais de R$ 26,1 milhões.
Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, é importante renovar a frota de ambulâncias, “porque veículos precários podem comprometer ainda mais o estado de saúde dos pacientes que precisam do transporte”. Solla disse que, com o apoio do governo federal, serão mais de 500 postos de saúde implantados na Bahia. “Também foram viabilizados no estado 1,1 mil novos leitos em hospitais públicos. Numa ação inédita, implantamos UTIs móveis em todos os maiores hospitais públicos”, observou.
Cada carro de suporte básico custou R$ 55 mil. Alguns municípios, como Itaberaba, a 283 quilômetros de Salvador, não possuíam uma ambulância própria. As duas únicas da cidade são alugadas. “Essa ambulância doada pelo governo é a primeira do nosso município. Em vez de alugar mais uma, agora vamos usar essa. Isso vai reduzir nossos custos em saúde e facilitar o transporte de passageiros”, afirmou o prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário