sexta-feira, 9 de julho de 2010

Palácio Rio Branco abre à visitação pública

Gratuitas, as visitas guiadas ao Palácio Rio Branco, em Salvador, começam neste sábado (10), às 13h30, e nas terças e quintas-feiras, sempre iniciando às 10h e às 15h, respectivamente, nos turnos matutino e vespertino.
Construído no mesmo local onde Thomé de Souza edificou, a partir de 1549, a primeira casa governamental do Brasil, o Palácio Rio Branco é símbolo e ícone nacional. A trajetória e mudanças prediais desse imóvel, por si só, já são uma aula magna da história do Brasil e da Bahia.
O Rio Branco nunca havia sido aberto, na sua totalidade, para visitação pública. Os visitantes poderão apreciar os tetos em retábulos de madeiras nobres brasileiras, a sala dos espelhos com móveis estilo Luiz XV, varandas com pisos em pastilhas com vista para a Baía de Todos-os-Santos, sala de despachos dos governadores, sala de reunião, entre outros cômodos e áreas do palácio.
Como apoio, foram capacitados 11 estudantes universitários de Turismo, Arquitetura, Urbanismo, História, Decoração, Artes e Museologia. Entre os instrutores, o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e um dos restauradores mais conceituados do Brasil, José Dirson Argolo, além de técnicos da Fundação Pedro Calmon.
O agendamento para o Projeto de Visitas Guiadas, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Bahia (Ipac), pode ser feito através do telefone (71) 3117-6491 ou (71) 3117-6492, ou endereço eletrônico astec.ipac@gmail.com, respeitando o número-limite de 30 pessoas por grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário