sábado, 28 de agosto de 2010

Dia Estadual de Combate aos Homicídios e à Impunidade é celebrado



Nem a chuva atrapalhou a mobilização do Dia Estadual de Combate aos Homicídios e à Impunidade, comemorado na última quinta-feira (26). O deputado Yulo Oiticica, autor do projeto que instituiu a data, participou do ato realizado em parceria com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca-Ba), em frente ao Fórum Ruy Barbosa.
Ao lado de pais e familiares de vítimas da violência, Yulo, que é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa da Bahia, falou da importância da realização do ato para lembrar a data todos os anos . “Esse ato é uma demonstração de que nada nos para, nem intimida. Não teremos justiça se não tivemos capacidade de nos organizar. A justiça não vai fazer com que a dor vá embora, mas colocar os assassinos atrás das grades é uma dívida que o Estado tem com esses pais”, afirmou Yulo. O coordenador do Cedeca-Ba, Waldemar Oliveira, destacou a importante parceria com o deputado Yulo, que há cinco anos participa ativamente da mobilização, sendo a principal voz do legislativo em defesa da vida e na luta contra a violência e a impunidade.
A data é uma homenagem aos quatro jovens que foram mortos durante a Chacina do Lobato, ocorrida em 26 de agosto de 1993, em Salvador. Foram mortos: Luís Fernando da Conceição de15 anos, Jorge da Silva, de 19, Edmilson Pereira da Silva, de 17 e Gilmar Oliveira dos Santos de 17 . As vitimas foram executados pelo policial militar Carlos Augusto da Silva Gallo e pelo agente ferroviário Jurandir Santos Francos. A justiça julgou e condenou os autores do crime a 42 e 36 anos de reclusão, respectivamente. No entanto, após cumprirem apenas sete anos de prisão, eles foram postos em liberdade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário