terça-feira, 9 de novembro de 2010

Enquanto ordem na casa não vem, a cidade vira casa da mãe¨ Joana¨

O movimento tanto de pedestres quanto de veículos no centro da capital baiana tem crescido a cada dia neste final de ano, devido à proximidade do Natal e do Ano Novo. No entanto, o excesso de camelôs, o ruído excessivo de alto-falantes e, claro, as diversas operações de carga e descarga nas principais ruas e avenidas da região têm perturbado a vida de quem prefere realizar compras nas lojas de rua do local, mas, ainda assim, não entende algumas situações que dificultam e inibem o desenvolvimento deste tipo de comércio na cidade.
“Eu só estou aqui hoje por conta de um presente que ganhei de uma loja daqui e precisava trocar. Evito ao máximo passar na Avenida Sete, é muita confusão, trabalhadores descarregando mercadorias, carregando na cabeça, passando pelas pessoas a ponto de derrubar alguma coisa e machucar alguém. Prefiro a tranquilidade dos shoppings”, disse a arquivista Joana Gomes, enquanto se desviava de uma operação de carga e descarga na Avenida Sete de Setembro.
“Eu acho um absurdo que a lei de Carga e Descarga tenha sido suspensa. Olha o trânsito desse lugar, totalmente complicado, a avenida parece uma zona de guerra, com tanta agitação e congestionamento, motoristas buzinando”, indignou-se a professora Maria Bernadete, enquanto também passava pela Avenida Sete ontem, por volta das 11 horas da manhã.
A confusão da operação de carga e descarga é clara. Os motoristas desses veículos param em qualquer lugar e complicam o trânsito de carros e pedestres onde quer que seja.
A prova está na autuação de 1.419 caminhões feitas pela Superintendência de Transito de Salvador (Transalvador) de janeiro a outubro deste ano para desdobramentos como estacionar em desacordo com a regulamentação de sinalização, estacionar em desacordo com a regulamentação de Estacionamento Rotativo (Zona Azul), estacionar em desacordo com a regulamentação de Ponto ou Vaga de Táxi, estacionar em desacordo com a regulamentação de vagas de necessidades especiais e estacionar em desacordo com a regulamentação de vagas para idosos.
Através da entrada em vigor da Lei de Carga e Descarga, em meados de junho deste ano, a prefeitura organizou o fluxo de caminhões pesados e melhorou o trânsito nas áreas centrais da cidade. Na ocasião, os motoristas só podiam fazer a carga e descarga de mercadorias em Salvador nos horários estabelecidos pela prefeitura.
O decreto proibia caminhões e tratores de trafegar pela cidade entre 6h e 9h, de segunda a sábado, e das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira. Na orla marítima, a proibição vai das 9h às 21h aos sábados, domingos e feriados.
Liminar – O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas da Bahia (Setceb) obteve liminar na Justiça suspendendo o decreto municipal. A liminar foi concedida pela juíza Mariana Varjão Alves Evangelista, da 8ª Vara da Fazenda Pública. De acordo com o presidente do Setceb, Antonio Siqueira, a juíza “entendeu que o decreto impossibilita o abastecimento da cidade”.
A liminar suspende os efeitos do decreto até o fim do processo. A Secretaria de Comunicação Municipal (Secom) esclarece que a prefeitura ingressou ontem no Supremo Tribunal Federal (STF) para um novo posicionamento sobre o assunto, até que o mérito da questão seja julgado em definitivo. Até lá, a complicação permanece.

Fonte:Tribuna




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