terça-feira, 7 de junho de 2011

Cubano de 61anos faz cirurgia de mudança de sexo

Aos 61 anos, Juani Santos realizou seu sonho após se transformar em um dos primeiros transexuais a ser submetido a cirurgia de mudança de sexo em Cuba -- aprovada pelo governo de Raúl Castro em junho de 2008.
De estatura pequena e bigode, Santos diz com orgulho que é um dos dois transexuais cubanos a optar pela cirurgia para mudança ao sexo masculino, gratuita e promovida pelo Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex).
"Foi o que desejei por toda a minha vida, era o que precisava como pessoa. Não há nada mais maravilhoso do que poder me identificar como um homem normal", diz Santos, que nasceu e viveu durante décadas com o nome de Juana na província ocidental de Matanzas.
Desde a infância, Santos tentou trocar seu nome para Juani, enquanto rejeitou todos os vestidos que sua mãe queria que ele que usasse. "Eu me considerei sempre, desde que nasci, um homem. Nunca me achei um homossexual. Muita gente pensava que eu era e isso me ofendia", relata.
Ele revela que passou sua infância vestindo calças e jogando sem camisa e sem sapatos com os meninos da rua no bairro onde morava.
Abandonou a escola na quinta série quando exigiram que ele usasse uniforme feminino e, depois de adulto, continuou seus estudos graças ao apoio de um diretor que convenceu os professores a incluírem ele nas listas como Juani.
"Queria ter sido engenheiro, pintor, restaurador. Mas meu nome dificultou muito as coisas para mim", disse Santos, que trabalha em uma fábrica de metais de Matanzas desde 1970.
Esse ano marcou em Cuba o início de um período conhecido como Quinquênio Cinza, que marcou a perseguição a intelectuais e artistas acusados de homossexualidade e que contribuiu para aumentar a homofobia no país.

Informações folha


Nenhum comentário:

Postar um comentário