terça-feira, 14 de junho de 2011

Educar para Construir forma mais 400 jovens no Suburbio

Fotos Sergio Batista

Cerca de 400 jovens foram capacitados pelo Projeto Educar para Construir,no ramo da construção civil ,com objetivo promover o desenvolvimento social por meio da inserção no mercado de trabalho. A formatura ocorreu na manhã desta terça-feira (14), na Quadra do Centro de Educação Desportiva (CEDP),na comunidade do Boiadeiro em Plataforma subúrbio de Salvador com a presença do governador Jaques Wagner.
Na ocasião, houve também a abertura oficial das turmas de aprendizes 2011, cujas aulas já começaram e estão beneficiando mais 320 jovens, sendo 220 na unidade de Novos Alagados e 100 na unidade do Bairro da Paz. Para fazer parte do Educar para Construir, é preciso ter entre 18 e 24 anos, ter identificação com o setor da construção civil e estar matriculado e frequentando escola pública entre a 5ª série do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.
Os cursos têm duração de um ano, sendo cinco meses de teoria e sete de prática. Cada aprendiz conta com carteira assinada e recebe meio salário mínimo para participar da capacitação nos ofícios de pedreiro, eletricista, encanador e carpinteiro, além de almoxarife. A carga horária total dos cursos é de 960 horas, sendo 400 horas de teoria e 560 de prática na empresa, com aulas ministradas de segunda a sexta-feira.

A ação, que faz parte do programa Jovens Baianos, é realizada pela ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). A iniciativa conta com a parceria do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e de 45 empresas da construção civil, que contratam os jovens como aprendizes.
O projeto existe desde 1999, mas a partir de 2006 passou a ter o apoio da Sedes e, posteriormente, o Projeto se voltou à Lei de Aprendizagem (10.097 - promulgada em 19/12/2000), formando jovens aprendizes para o mercado de trabalho. Até o momento, já foram qualificados 1.840 pessoas.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário