terça-feira, 13 de março de 2012

PT e o povo de Tremedal derrotam a truculência de Zé Bahia




O Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores de Tremedal, realizado no último domingo (11), na Câmara de Vereadores, para, entre outras pautas, definir suas pré-candidaturas a prefeito e vereadores, contou com a presença maciça dos filiados e dos observadores Jutai Moraes e o deputado estadual, Yulo Oiticica, ambos membros da Executiva Estadual do partido.
A disputa pelo encontro tomou proporções externas ao Partido, pois, o Prefeito Zé Bahia (PP), em desespero, pelo fato do Diretório Municipal já ter deliberado pela candidatura própria a prefeito para o pleito 2012, e o mesmo não ser filiado ao PT, se viu diante de uma derrota antecipada se o nome de Márcio Ferraz fosse aprovado pelos filiados no Encontro como o pré-candidato do PT a prefeito de Tremedal.
Nos dias que antecederam o Encontro, nossos filiados sofreram duras perseguições e graves tentativas de suborno. Foram oferecidas vantagens em troca do voto de muitos deles. Alguns receberam ligação do próprio prefeito Zé Bahia, outros foram levados insistentemente ao seu encontro, e várias reuniões foram articuladas por ele com os filiados ao PT num empenho frustrado de convencer os mesmos. Vereadores de situação, secretários de governo e aliados fizeram jornadas diárias na casa dos filiados com propostas absurdas. De notebook, computador, horas de trator, empregos, dinheiro em espécie… tudo foi usado. Nossa gente resistiu bravamente e lotou o prédio da Câmara, onde em votação decidiu por ampla margem, a pré-candidatura de Márcio Ferraz no Encontro Municipal. A vitória foi esmagadora! Com 102 votos a favor, 03 contra e 01 em branco, “Marcinho” foi eleito pelo PT de Tremedal pré-candidato a prefeito.
Durante o regime de votação houve uma tentativa violenta de invasão da plenária, que era restrita a filiados do Partido. O grupo político ligado ao atual prefeito, coordenado pelo seu cunhado, conhecido como Bira, tendo na linha de frente alguns capachos do prefeito, que não vale apena citar nome aqui, pois já prestei queixa na delegacia de policia local, lugar onde devem prestar contas esses vândalos, atacou gravemente alguns filiados e apoiadores do PT, quando articuladamente tentavam invadir o Encontro subindo as escadas que davam acesso ao plenário da Câmara de Vereadores onde se realizava o mesmo.
Os filiados reagiram impedindo a entrada e contou com a ajuda da população que se indignou com o ato de vandalismo. Começou ali mesmo, nas escadas a pancadaria. Com muita coragem o povo conseguiu impedir os vândalos de chegar á sala do Encontro, onde a plenária estava ainda em regime de votação. Foi uma tentativa criminosa de boicotar o resultado da eleição. Eles queriam, além de nos agredir, tirar a qualquer preço, a urna com as cédulas do controle da plenária. O material de votação teve, por segurança, que ficar por horas sobre a proteção da polícia na sede do Batalhão da PM de Tremedal, após o fechamento dos trabalhos.
A resistência foi indescritível! Da janela muitos preocupados assistiam a cena de faroeste, outros tensos continuavam, conforme regime de votação, votando e depositando suas cédulas na urna, as mães que estavam com crianças de colo, e eram muitas, algumas delas começaram a chorar em desespero. Foi um momento de terror.
Ouvíamos os gritos vindos da escada e da rua e tínhamos a certeza cada vez maior de que não podíamos parar o Encontro, porque a responsabilidade de mudar esta realidade de Tremedal passa por nós, pela nossa decisão. A derrota de Zé Bahia, não tenho dúvidas, passou pelo encontro do PT ontem. Mostramos, sobretudo, “que não será a caneta, a receita, muito menos o dinheiro que mudará nosso voto”. Se ele, costurando por fora e pesadamente, não conseguiu convencer cento e poucos filiados ao PT, não será diferente com os mais de oito mil eleitores, que tenho certeza, não aprovam esse tipo de atitude e não quererá sua reeleição.
Durante a pancadaria entramos em contato com o Deputado Waldenor Pereira, que imediatamente, solicitou reforço para o Major Paulo. E foi enviado reforço policial das cidades de Belo Campo e Piripá para Tremedal no momento. O companheiro Jonas Paulo, presidente do PT foi informado do acontecido por Jutai Moraes. Jonas, imediatamente entrou em contato com o Governador Jaques Wagner, que exigiu da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia entrar em contato com o prefeito. Assim feito, Zé Bahia levou um puxão de orelha quando foi obrigado pela Secretaria a retirar seu povo da frente da Câmara, e ordenado a deixar o PT de Tremedal em paz.
O Encontro teve seu término antecipado por orientação do presidente do PT Estadual Jonas Paulo, que repudiou o fato. O povo tomou as ruas com carreatas, foguetório e muita alegria. Às pessoas que nos apoiaram nosso muito obrigado! Aos filiados (as), meus companheiros (as), meus parabéns pela belíssima lição de democracia! E a Márcio Ferraz, pré-candidato a prefeito de Tremedal pelo PT, nossa esperança de justiça nas ruas e cada canto da Cidade.
De acordo com o Yulo, o episódio de Tremedal é ainda mais grave pelo fato de que uma minoria de petistas que envergonha o partido e sofrerão as sanções por seus atos, incentivou esta tentativa de invasão do Encontro Municipal do PT, por parte dos comparsas do prefeito Zé Bahia. “Mais uma vez, a maioria absoluta desse partido não se rendeu a essa prática mesquinha, que foi banida e, assim vencendo a democracia. Parabéns ao empenho de Mônica e do Partido dos Trabalhadores, que mais uma vez, fez valer a história do partido marcado pela divergência, mas que prevalece a ética”, frisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário