segunda-feira, 16 de abril de 2012

Igrejas do Rosário dos Pretos e do Pilar são reabertas

A reinauguração da Igreja do Rosário dos Pretos, localizada no Largo do Pelourinho, foi marcada com uma missa solene realizada neste domingo (16), atraindo diversos fiéis e turistas. Antes do início do evento, os integrantes da irmandade dos Homens Pretos fizeram uma procissão que saiu do bairro Santo Antônio e seguiu até a igreja.
A celebreção, aguardada pelos frequentadores do templo há dois anos – tempo que levou a restauração -, prosseguiu com cânticos e orações. O integrante da irmandade Juarez Jones Silva, 33 anos, afirmou que a reforma valeu a pena principalmente para a intensificação da cultura religiosa de Salvador. “Voltamos a nossa casa e agora podemos demonstrar ainda mais a nossa devoção e fé. Estamos felizes pelo resultado”, disse.
Tombado como Patrimônio do Brasil pelo IPHAN/MinC desde 1938, o prédio religioso do Rosário dos Pretos é considerado de notável mérito arquitetônico e foi construído por escravos e ex-escravos a partir de 1704, nas horas vagas que dispunham, ao longo de quase 100 anos. Toda igreja passou por uma restauração, tanto a parte estrutural quanto os objetos religiosos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário