As eleições municipais de 2012 tiveram o menor custo desde a adoção do sistema
de votação por urna eletrônica, em 1996. Segundo dados divulgados hoje pelo
Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições custaram R$ 2,81 por eleitor – em
2008, últimas eleições municipais, a média foi R$ 3,75, e em 2000, R$ 4,45.
Mesmo com aumento do número de eleitores, o gasto bruto total também é o
menor em relação aos anos anteriores: R$ 395,2 milhões.
De acordo com a presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia, vários fatores
podem ter influenciado essa redução. “Os tribunais foram firmes para gastar só o
que podiam. Não que as outras gestões não tivessem feito isso, mas, desta vez,
houve um planejamento diferente”, disse a ministra.
Entre os fatores citados, estão a instalação de comitês de representação das
polícias nos tribunais locais, logística mais apurada no transporte de urnas e
na substituição de aparelhos defeituosos, participação de milhares de mesários
voluntários e a votação pelo sistema biométrico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário