sábado, 15 de dezembro de 2012

Caso Monte Santo: Crianças retornarão para pais biológicos na próxima quarta-feira


As crianças de Monte Santo, entregues irregularmente a casais paulistas para adoção, retornarão à Bahia nesta quarta-feira (19). A informação é da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), que convocou o membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Yulo Oiticica (PT) para compor a comitiva que acompanhará a família até a cidade natal.
As crianças estão acompanhadas da mãe Silvânia e devem chegar na capital baiana na quarta-feira, horário a confirmar. Desde a determinação do juiz Luiz Roberto Cappio, de Monte Santo, as cinco crianças ficaram no espaço de acolhimento provisório, no período de 15 dias, onde receberam acompanhamento psicológico para se readaptarem ao convívio com os pais biológicos.
Na segunda-feira (17), às 12h, chegam à Salvador o ouvidor Nacional dos Direitos Humanos, Bruno Renato Nascimento, Luís Otávio, diretor de Políticas Temáticas da Criança e Adolescente da SDH para acompanhar o processo do restabelecimento da guarda das crianças de Monte Santo.
De acordo com Yulo, as lágrimas de saudades serão substituídas pelo gosto de justiça. “Enfim, se restabelece a ordem e os filhos de dona Silvânia e seu Juvêncio retornarão ao lugar mais seguro e confortável que é o colo da mãe, na presença de toda família. Que fique claro, de uma vez por todas, que não ter dinheiro não é crime, muito menos quem o tem, julgue-se no direito de retirar filhos de família alguma. Valeu a todos que participaram com ações diretas, orações ou com apoio nas redes sociais para essa vitória. Teremos um Natal com gosto de justiça”, disse o deputado.
O parlamentar, desde o surgimento da denúncia, encabeçou a luta para o retorno imediato das crianças. Além disso, lançou uma campanha virtual nas redes sociais para o retorno das crianças para os pais biológicos. No mês de outubro, o petista participou da audiência pública, realizada pela CPI do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas no Brasil da Câmara Federal para investigar o caso, que resultou na visita à Monte Santo. Yulo compôs a comitiva ao lado de representantes da Secretária Nacional de Direitos Humanos, do juiz Luiz Roberto Cappio e dos advogados do Cedeca.





Nenhum comentário:

Postar um comentário