sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Ludoteca para crianças vítimas de abuso sexual é inaugurada

Foto divulgação

Visando a acolher vítimas de abuso sexual, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do Serviço de Atenção a Pessoas em Situação de Violência Sexual (Viver), inaugurou, nesta quinta-feira (13), no Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues, localizado no Complexo do Departamento de Polícia Técnica (DPT), uma ludoteca. Dedicado às crianças que precisam de atenção psicológica para que se recuperem do trauma de um abuso sexual, o espaço foi montado com brinquedos específicos sexuados que podem ser utilizados pelos pacientes para falar durante a terapia.
O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, ressaltou que “a ludoteca irá contribuir para que esses meninos voltem a levar a vida de forma agradável e livre de problemas psicológicos”. Barbosa também falou da importância da parceria com o Instituto Sabin, que doou os brinquedos e a decoração, e que “o brincar de uma criança pode transmitir uma mensagem muito séria”.
As crianças que chegarem ao projeto serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e também por profissionais do setor jurídico do Viver. A psicóloga Catiana Moura, que integra este time, revelou que o abuso “deixa cicatrizes profundas” e que o acompanhamento psicológico e social “é importante para que os meninos consigam superar o medo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário