Após 12 anos, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) retomou a realização de
cirurgia bariátrica, desta vez, por videolaparoscopia. Na manhã desta
sexta-feira (26), o procedimento foi feito por uma equipe formada por sete
profissionais - três médicos, três anestesistas e um residente em anestesia -,
liderada pelo cirurgião Leonardo Vinhas, e assistido pelo chefe de cirurgia do
hospital, Leonardo Canedo.
De acordo com o cirurgião, a intenção da equipe é fazer as cirurgias bariátricas no Roberto Santos, obedecendo a lista de pacientes do Centro de Referência Estadual de Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (Cedeba). “Esta foi a primeira feita por videolaparoscopia e durou 50 minutos. O paciente Rodrigo Pereira dos Santos, 32 anos, residente no Nordeste de Amaralina, [em Salvador], pesava 148 quilos”. Leonardo Vinhas informou que Rodrigo deverá ter alta neste sábado [ 27] e poderá retomar suas atividades normais em dez dias.
A cirurgia bariátrica é destinada a pessoas diagnosticadas com obesidade mórbida. “Feita por videolaparoscopia, técnica mais moderna e menos invasiva, deixa o paciente mais confortável, tendo uma recuperação tranquila e sem os problemas que poderiam ser ocasionados se a cirurgia fosse realizada por corte. Além disso, o paciente fica menos dias internado e retorna rapidamente aos seus afazeres”, esclareceu Vinhas.
Segundo o chefe do Setor de Anestesia do HGRS, Admirço Lima Filho, primeiro o paciente é monitorizado e na sequência é feita a anestesia geral. Depois o médico faz o primeiro furo no local do umbigo, onde introduz a câmera de vídeolaparoscopia, seguido de mais três furos pequenos - por volta de um centímetro - para a introdução da câmera. A bariátrica reduz o volume do estômago e muda o trânsito intestinal. “A vantagem da cirurgia por vídeo é que não existe grande incisão e a recuperação é bem melhor”.
De acordo com o cirurgião, a intenção da equipe é fazer as cirurgias bariátricas no Roberto Santos, obedecendo a lista de pacientes do Centro de Referência Estadual de Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (Cedeba). “Esta foi a primeira feita por videolaparoscopia e durou 50 minutos. O paciente Rodrigo Pereira dos Santos, 32 anos, residente no Nordeste de Amaralina, [em Salvador], pesava 148 quilos”. Leonardo Vinhas informou que Rodrigo deverá ter alta neste sábado [ 27] e poderá retomar suas atividades normais em dez dias.
A cirurgia bariátrica é destinada a pessoas diagnosticadas com obesidade mórbida. “Feita por videolaparoscopia, técnica mais moderna e menos invasiva, deixa o paciente mais confortável, tendo uma recuperação tranquila e sem os problemas que poderiam ser ocasionados se a cirurgia fosse realizada por corte. Além disso, o paciente fica menos dias internado e retorna rapidamente aos seus afazeres”, esclareceu Vinhas.
Segundo o chefe do Setor de Anestesia do HGRS, Admirço Lima Filho, primeiro o paciente é monitorizado e na sequência é feita a anestesia geral. Depois o médico faz o primeiro furo no local do umbigo, onde introduz a câmera de vídeolaparoscopia, seguido de mais três furos pequenos - por volta de um centímetro - para a introdução da câmera. A bariátrica reduz o volume do estômago e muda o trânsito intestinal. “A vantagem da cirurgia por vídeo é que não existe grande incisão e a recuperação é bem melhor”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário