sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Paraguai é país que mais vende arroz ao Brasil e Venezuela, o que mais compra



Do

g1

Com a disparada do preço do arroz no Brasil, o governo federal resolveu facilitar a entrada do grão zerando a tarifa de importação do alimento para países de fora do Mercosul. Neste ano, a inflação do produto já subiu 19,25%.

A medida, segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, deve facilitar o ingresso do alimento no país, especialmente dos Estados Unidos e da Tailândia.

Com a derrubada da Tarifa Externa Comum (TEC) para a aquisição de até 400 mil toneladas de arroz fora do Mercosul, a expectativa de especialistas é de que a disparada seja freada.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que os preços do arroz devem começar a cair “nas próximas semanas”.
O trio sul-americano lidera com folga o fornecimento de arroz para o Brasil. Os três países do Mercosul, que já possuem tarifa zerada para a venda do alimento, exportaram 99% do grão que chegou ao mercado brasileiro.

Itália e Vietnã, somados, forneceram um pouco mais do que 3,5 mil toneladas.

As importações de arroz do Brasil caíram 17,2% entre janeiro e agosto deste ano, na comparação com 2019. Segundo a Associação da Indústria do Arroz (Abiarroz), a alta do dólar desestimulou a aquisição do alimento no exterior.

A exportação aquecida de arroz foi um dos motivos para que o preço do alimento disparasse no mercado brasileiro. Segundo dados do Ministério da Economia, as vendas do produto ao exterior subiram 81,5%, entre janeiro e agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2019.

Entre os 10 países que mais compraram o arroz brasileiro, estão vizinhos e nações da América Central, Europa e África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário