Depois de muito impasse e de sindicalistas ocuparem a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na manhã de ontem (29), em Salvador, finalmente foi definido o local da comemoração do 1 de maio da CUT-BA, que será na Praça Municipal, Centro Histórico. A CUT e a superintendência do IPHAN fecharam o acordo para que a festa deixasse de ser realizada no Terreiro de Jesus.
A programação do 1° de maio da CUT na capital baiana na Praça Municipal inclui ato político e cultural com show de Mariene de Castro, Bruninho do Acordeon, Pagode da Mulher Solteira e Part’do Popular, a partir do meio-dia. “Faremos uma grande comemoração, levando as bandeiras de luta da Central para a praça, pedindo mais e melhores empregos, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e em defesa da Petrobras 100% estatal e das reservas do pré-sal para o povo brasileiro”, anuncia o presidente da CUT-BA, Martiniano Costa.
Em relação à polêmica gerada pela não liberação do Terreiro de Jesus para a festa, Costa ressalta que é uma prática da CUT o respeito ao patrimônio histórico da cidade, mas que não compreende porque o evento não foi liberado para a Central. “Negociamos com o IPHAN e vamos cumprir o acordo, transferindo a festa para a Praça Municipal”.
Liminar - Costa acrescenta que a Justiça baiana, na manhã desta sexta-feira (30), garantiu o direito de que a CUT realizasse a festa no Terreiro de Jesus. Entretanto, a mudança de local será mantida, conforme foi acordado com o IPHAN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário