quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Desemprego atinge o menor nível na Região Metropolitana de Salvador

O desemprego na Região Metropolitana de Salvador (RMS) passou de 16,3%, em agosto, para 16,2%, em setembro, a menor taxa de desemprego desde o início da série da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PEDRMS), em dezembro de 1996, que é realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Fundação Seade e a Secretaria do Trabalho (Setre).
O contingente de pessoas ocupadas na RMS em setembro foi estimado em 1 milhão e 577 mil pessoas, enquanto os desempregados somam 305 mil pessoas, cinco mil a menos que em agosto, resultado da saída de 19 mil pessoas do mercado de trabalho local e da redução do nível ocupacional em 14 mil pessoas.
No conjunto das sete regiões onde a pesquisa é realizada (Recife, Distrito Federal, São Paulo, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre) o número de ocupados é de 19 milhões e 591 mil pessoas. Já o contingente de desempregados foi de aproximadamente 2 milhões e 516 mil pessoas, 109 mil a menos do que no mês anterior.
Nas regiões metropolitanas de São Paulo (11,5%), Recife (15,3%) Fortaleza (8,7%) e Distrito Federal (13%) a taxa de desemprego diminuiu, enquanto em Salvador (16,2%), Belo Horizonte (7,6%) e Porto Alegre (8,5%) o desemprego permaneceu estável.
Em agosto, o rendimento do trabalhador na RMS teve redução para os ocupados (2,7%) e os assalariados (1,7%), com valores estimados em R$ 1.077 e R$ 1.177, respectivamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário