Um submersível artesanal, capaz de transportar 8 toneladas de cocaína, foi apreendido pelo Exército colombiano na zona rural do município de Timbiquí, departamento [Estado] de Cauca (sudoeste), disse nesta segunda-feira um porta-voz militar.
"Os traficantes de drogas passaram de construir semissubmersíveis a submersíveis como este, com capacidade para transportar oito toneladas de drogas, e com autonomia para se deslocar até a costa do México, a 9 metros de profundidade", destacou o general Jairo Herazo, comandante do Comando Conjunto do Pacífico.
Durante entrevista coletiva, Herazo mostrou o artefato, que tem 31 metros de comprimento por três de largura e conta inclusive com um periscópio.
"Este submersível apresenta uma tecnologia avançada inédita no país e sua construção teria custado mais de 4 bilhões de pesos (US$ 2 milhões) aos bandos de narcotraficantes", acrescentou o oficial.
Segundo a Marinha colombiana, desde 1993 as autoridades apreenderam 60 semissubmersíveis artesanais, aos quais se soma agora o submersível apreendido em Cauca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário