Para promover melhores condições de trabalho aos catadores de material reciclável da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o Governo do Estado, por intermédio da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), vai conceder um total de R$ 105 mil em financiamentos para cinco cooperativas que atuam na coleta e comercialização de resíduos sólidos durante o Carnaval.
A linha de crédito e o suporte integram a Ação Reciclar 2011 prevista pela campanha “Ouro Negro recicla: O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente”. Com o empréstimo, as cooperativas terão condições de comprar o material coletado pelos catadores avulsos que, além de gerarem renda, contribuem para a preservação do meio ambiente.
De acordo com o presidente da Cooperativa Amigos do Planeta, Manoel Basílio, a expectativa é que três mil catadores, entre homens e mulheres, previamente cadastrados, participem da ação. “Eles terão três refeições. Café, almoço e janta. Mais boné, duas fardas com calça e camisa para trabalharem com qualidade e protegidos. Tudo isso com o apoio do Governo do Estado, que também nos deu o Crédito Solidário para que pudéssemos adquirir o recurso e comprar o material a um preço justo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário