Debater o papel da Assembleia Legislativa da Bahia na construção da cidadania. Este foi um dos temas discutido com 33 jovens da Península de Itapagipe, que visitaram a Casa, na tarde de hoje (23), através do projeto Cidadania em Questão da ABEAC (Associação Beneficente Educação Arte e Cidadania).
Como presidente da Frente Parlamentar por Direito e Políticas Públicas de Juventude, o líder do PT, deputado Yulo Oiticica ressaltou a presença dos jovens na “casa que é do povo” e reafirmou que a participação nas organizações não governamentais é uma forma de juntar forças, unir ideias e lutar por políticas públicas. Temas como gravidez na adolescência, política nas escolas e relações pais e filhos também foram discutidos no encontro, através da educadora social Silvania Reis. A representante do projeto Cidadania em Questão, Luana Lima, abordou a importância da participação dos jovens nas organizações não governamentais como uma forma de se inserir na realidade local, além de conhece-la mais, para poder lutar pelos direitos e deveres de cada um.
O deputado Yulo aproveitou a fala de Luana e reafirmou para os jovens que “estou deputado fruto do voto do povo e estar aqui significa representar uma organização. A Assembleia é uma casa que faz as leis, mas é também um espaço de organização, um espaço de luta em comum”. Yulo destacou, também, a força dos jovens como uma maneira de mudar o mundo, e afirmou que hoje, a juventude precisa de políticas públicas a seu favor e que projeto como o Cidadania em Questão é uma forma de criar mecanismos para isso, através da participação dos jovens pela luta da plenitude de seus direitos. “As organizações permitem perceber que o mundo é bem maior e não há processo de libertação sem isso. Estar em uma organização é quebrar o silêncio e dizer que podemos muito mais hoje, do que podíamos ontem, e amanhã poderemos mais”, declarou Yulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário