quarta-feira, 16 de março de 2011

Mais de 47 mil pessoas em seis meses atendida no HS

Primeira unidade hospitalar pública do Brasil viabilizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP), o Hospital do Subúrbio (HS), em seis meses de funcionamento, já prestou assistência a 47.614 pessoas, totalizando 138.467 atendimentos de urgência, emergência e ambulatório. A média de três procedimentos por usuário representa desempenho considerado positivo pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O HS, que já opera com 100% da capacidade instalada, é especializado no atendimento de urgência e emergência, dispondo de 268 leitos e de equipamentos necessários para prestar serviço de excelência à população.
O hospital realizou 2.351 cirurgias e registrou 3.811 internamentos de pacientes nas áreas de clínica médica e cirúrgica, pediatria, além de terapia intensiva adulto e pediátrica. O Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico fez 191.338 exames de laboratório e imagem - utilizando métodos diagnósticos em diversas especialidades -, números que ultrapassam metas estabelecidas para os primeiros 180 dias de funcionamento.
A unidade ingressa na terceira e última etapa do processo de implantação ampliando de 208 para 268 o número de leitos de internação - são 208 de enfermaria (64 de internação pediátrica e 144 de adultos) e 60 de terapia intensiva (dez de UTI pediátrica, 30 de UTI adulto e 20 de terapia semi-intensiva também para adultos).
O HS ainda dispõe de 30 leitos de internação domiciliar, assistindo pacientes em suas residências. “Temos, para o Hospital do Subúrbio, uma média de 37 leitos diários de pacientes que permanecem em observação nos leitos de passagem. Os novos leitos suprem as demandas dos pacientes em observação que aguardam vaga para internação", explica a diretora médica do HS, Lícia Cavalcanti. Diante da grande procura, a ocupação hospitalar atingiu 91,84%, com tempo médio de internação por paciente de 4,3 dias.
Os indicadores são positivos quando o assunto é a satisfação dos usuários frente aos serviços prestados pelo HS. A unidade aplicou 4.353 questionários que apontaram grau de satisfação de 85% a 95%. Nos formulários são avaliados os atendimentos médicos, de enfermagem, nutricional, de fisioterapia, da recepção e dos assistentes sociais, entre outros itens.



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