foto Paula Pitta
O rompimento de uma calha do sistema de escoamento de água provocou, na manhã desta segunda-feira, 21, alagamento na região do saguão do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães. A água invadiu toda a área onde os passageiros acessam a sala de embarque e atingiu também 21 lojas do Aeroshopping. O caso mais grave aconteceu na Livraria do Aeroporto, onde o teto chegou a desabar, causando prejuízo estimado pelo proprietário Augusto Barbalho, entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. Livros e revistas ficaram destruídos e o chão chegou a acumular quatro dedos de água.
"Não é a primeira vez que isso acontece, já foram 3 a 4 vezes, e eu nunca fui ressarcido. O risco é que o restante do teto caia e comprometa o resto da livraria", disse o dono. Por conta do vazamento, houve curto-circuito no local e a energia foi desligada.
O dono contou que já encontrou o estabelecimento alagado quando chegou, por volta das 5h da manhã. Em torno de 6h, o forro caiu criando uma "cascata" dentro do espaço. "Ficamos de 2 a 3 horas tirando água. A Infraero não queria que a gente jogasse água para fora da loja, mas por volta de 9h, eles começaram a enxugar", disse. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Infraero, o incidente teria ocorrido somente uma vez há cerca de quatro anos.
No quiosque Point da Cachaça, que tem estrutura de madeira e vidro, o problema também foi grande. Segundo a funcionária, a madeira está encharcada e começa a inchar. "Isso já aconteceu outras vezes, mas essa foi a pior. Estamos preocupados em perder o quiosque".
Na loja de roupas Bee, a situação não foi pior, disse a gerente Avair Natacha, por que o local estava em reforma. Segundo ela, por volta de 1h da manhã a água começou a invadir o espaço e, por volta de 2h30, o local foi enxuto pelo pessoal da Infraero. No entanto, cerca de 5h, a água veio mais forte.
"Estava na loja desde 21h de ontem por conta da reforma. Se não estivéssemos lá dentro, seria bem pior, por que começamos a tirar os produtos e os manequins, que estragam com a umidade". A loja não deve voltar a funcionar hoje, já que os funcionários foram liberados.
De acordo com a Infraero, o ponto que cedeu foi restaurado e a reparação da calha está sendo feita. O prejuízo ainda está sendo avaliado, assim como a responsabilidade quanto ao prejuízo dos lojistas. Conforme a assessoria de imprensa, a responsabilidade da Infraero estaria restrita às instalações elétrica e hidráulica. O problema não afetou o embarque de passageiros e somente um voo atrasou, mas não por este motivo, segundo afirmou a Infraero.
Informações Atarde
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