segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pacto Pela Vida é elogiado por Secretária Nacional de Segurança Pública

Redução de homicídios na BA é destaque nacional
Foto ASCOM
Em recente entrevista ao UOL Notícias, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, elogiou o programa Pacto Pela Vida, implementado pelo Governo da Bahia e que concentra esforços de 13 secretarias estaduais, com ênfase na da Segurança Pública, com o objetivo principal de, interagindo com a sociedade civil, reduzir os índices de violência em todo território baiano.
Miki ressaltou que este programa, estruturado a partir de novos conceitos, como Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) – unidades territoriais onde são desenvolvidas ações integradas pelas policiais civis e militares, na prevenção e combate à criminalidade, e que permitem o monitoramento eficaz de procedimento – é sucesso no exterior. Referiu-se ainda à diminuição em 16% nos homicídios no estado.
“A Bahia lançou um pacto pela vida, que já vem dando muito certo em vários países. Acompanhamos algumas notícias de que lá houve uma redução de 16% nos homicídios”, enfatizou, observando que Pernambuco também teve um resultado ótimo e que, até o final do ano, haverá uma significativa queda nos homicídios, uma vez que Rio, São Paulo e Minas já estão puxando essa queda acentuada e que na região Norte acontece a mesma tendência.”
Com cerca de 46 mil assassinatos por ano, o Brasil tende a ver uma redução nesse indicador até o fim de 2011, de acordo com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki. Declarou que as ações da Força Nacional, novas ferramentas tecnológicas de acompanhamento e planos para áreas degradadas estão ajudando a reduzir o total de homicídios, mas evitou fixar uma meta para este ano.
A secretária disse que a principal preocupação do governo é com as fronteiras, por onde entram drogas e armas. Essas áreas tiveram aumento de 25% nos homicídios no ano passado, enquanto outras regiões exibiram elevação de 8% no indicador. Recentemente, o Ministério da Justiça lançou um Plano de Monitoramento de Fronteiras, com ações permanentes para conter a criminalidade, mas sem metas divulgadas até o momento, por questões de segurança.
A Bahia registrou uma redução de 16% nos índices de homicídios no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2010. Este foi o principal destaque do balanço apresentado pela Secretaria da Segurança Pública nesta quarta-feira (13), no Hotel Pestana, em Salvador.
A capital baiana apresentou queda de 13,5% no número de homicídios e a Região Metropolitana de Salvador (RMS) teve uma redução de 8,2%. Entre os bairros de Salvador onde houve maior redução dos crimes violentos letais intencionais (CVLI), estão Periperi e Centro (21%), Cajazeiras (29,51%), Pituba (33,33%) e Boca do Rio (36,36%).



Nenhum comentário:

Postar um comentário