Na manha deste sábado (02) data importantíssima, para os baianos, em que celebram a independência da Bahia. Os vigilantes do recôncavo comemoraram o dia com a inauguração da Subsede do Sindimetropolitano (Sindicato dos Vigilantes de Camaçari e Região Metropolitana), em Santo Antonio de Jesus.
A Subsede é sonho antigo dos trabalhadores da região que se concretizou no dois de julho dia da independência do estado. Segundo Cristiano Silva ativista sindical, com o aumento econômico da região, tem crescido a demanda em relação há vários problemas, principalmente ,atrasos de salários, Fgts não depositado, e o pior deles a quebradeiras da empresas de seguranças,alem das condições de trabalho a qual os vigilantes de Santo Antonio de Jesus e região vem sofrendo.
Neste sentido a criação da delegacia sindical vem ajuda ainda mais as entidades sindicais como Sindvigilantes/BA, e o Sindmetroplitano, pois a luta pelos direitos dos trabalhadores requer cada dia mas ferramentas,completa Silva.
O presidente do Sindimetropolitano Geraldo Silva disse que o sindicato não e a sede nem a Subsede,mas sim cada trabalhador ali presente sem eles não existe sindicato,pois se não houver,participação e união nenhuma entidade conseguira vence as lutas diária contra aqueles que exploram os trabalhadores. Para José Boaventura presidente nacional dos vigilantes, é importante que categoria se organize em cada região o local de trabalho não só para cobrar salários ou reajuste melhores, é bom que possamos ganhar bem devemos ganhar bem, mas antes de tudo o reconhecimento, primeiramente de nos mesmo e depois da sociedade, pois diariamente somos ignorados muita vezes em nosso posto de serviços por clientes, contratantes e a sociedade em geral. Mas quando algum colega comete algum erro somos crucificados, por todos principalmente pela mídia que em nenhum momento busca apurar as circunstancias dos fatos. Citando o caso do vigilante do banco Itaú no Mato Groso, que atirou no cliente após discussão na agencia. Não queremos acoberta ninguém cada um pague pelo que fez, mas queremos respeito pela categoria afinal não podem jogar toda categoria pelo um ato de um colega. Boaventura citou os projetos que transforma o dia 20 de junho como dia oficial dos vigilantes aprovados em alguns estados e capitais.
A exemplo de Salvador, através da vereadora Marta Rodrigues do (PT), e em tramitação na Assembléia Legislativa da Bahia a PL 18.754/201,do líder do PT na casa deputado estadual Yulo Oiticica,que instituir o dia como estadual, um reconhecimento aos profissionais vigilantes citado, na fala de Sergio Batista representante do deputado.
O evento que faz parte da comemorações do dia do vigilante comemorado no dia 20/06,teve sorteios de prêmios.Contou com as presenças dos presidente do PT de Santo Antonio de Jesus Manoel Messias,do vereador do PT Ailton do Sindicato, de Julio Vilela representado o deputado federal Amauri Teixeira (PT),da presidenta do Sindicato do Comerciários Natalia, do representante do Sindicato da Construção Civil Edmario, da diretoria do Sindimetropolitano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário