O deputado Yulo Oiticica (PT) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa propondo a instituição do Dia Estadual de Conscientização da Importância do Transplante e Incentivo à Doação e Tecidos. O parlamentar propõe que a data seja 27 de setembro.
As ações deverão ser encaminhadas, segundo o projeto, pela Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Transplante (Coset), Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO), Organização de Procura de Órgãos (OPO) e Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).
A iniciativa do petista visa "criar meios educativos para contribuir com a construção de uma opinião fundamentada e sensibilizada à doação de órgãos e tecidos", de acordo com a justificativa ao projeto. O parlamentar considera que hoje há um "baixo nível de informação sobre a temática", lamentando "o alto índice de negativa do consentimento familiar para doação nos hospitais."
Yulo ressalta que se trata de uma questão de desprendimento e solidariedade para com aqueles que estão na fila à espera de um órgão. "As alternativas geradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para estes pacientes de alta complexidade são concretas e se consolidam na medida em que se amplia o contingente de comunidades bem informadas e sensibilizadas sobre transplantes", acredita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário