O estudo e orelatório de impacto ambiental (EIA) do projeto de construção do Porto Sul, emIlhéus, foram apresentados à imprensa, autoridades políticas e líderescomunitários da região. A apresentação foi feita pela secretária da Casa Civil,Eva Chiavon, na Câmara de Vereadores de Ilhéus.
No encontro,foram esclarecidos detalhes como a localização e os cuidados com a redução deimpactos ambientais e sociais. O relatório está disponível na prefeitura dacidade, na Biblioteca Pública de Ilhéus e no site do Porto Sul (http://www.portosul.ba.gov.br/)
Foramapresentadas também as perspectivas de geração de empregos e promoção dodesenvolvimento econômico quando o Porto Sul entrar em operação. A expectativaé de cerca de dois mil empregos durante a obra e, quando em funcionamento,cerca de 27 mil, somando a operação do porto e empreendimentos que chegarãopara o entorno.
O deputadoestadual Rosemberg Pinto (PT) representou no evento a Comissão Especial doPorto Sul da Assembléia Legislativa da Bahia. Segundo o parlamentar, o encontroantecipou alguns debates e foi preparatório para a audiência pública do próximodia 29 de outubro, marcada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dosRecursos Naturais Renováveis (Ibama). “O objetivo é fazer com que o Porto Sul ea Ferrovia Oeste Leste tenham os projetos agilizados, não havendo obstáculos àsobras que trarão desenvolvimento para o Estado, principalmente a região Sul”
Na audiênciapública será entregue a primeira licença ambiental do empreendimento e depoisvai ser definido o cronograma oficial da obra que deve ser concluída em 24meses.
Participaram daapresentação os secretários da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almirosena, e da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, além do presidente daBahia Mineração, Francisco Viveiros, e do prefeito de Ilhéus, Newton Lima.
O Porto Sulserá construído em Aritaguá, litoral norte de Ilhéus, e integra um complexologístico que é formado ainda pela Ferrovia Oeste-Leste. A previsão é de quandoestiver em pleno funcionamento, o Porto movimente 75 milhões de toneladas porano, o que o colocaria em volume e quantidade de produtos transportados, entreos quatro maiores do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário