segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Yulo apresenta projeto que propõe confecção de carteira de identidade em braille

A carteira de identidade expedida a pessoas portadoras de deficiências visuais poderá em breve conter informações impressas em braille. É o que propõe o Projeto de Lei nº 19.563/2011, de autoria do deputado Yulo Oiticica (PT), apresentado na Assembleia Legislativa. O projeto, caso aprovado pelos deputados e sancionado pelo Poder Executivo, tornará obrigatória a impressão com código braille nas carteias de identidade de pessoas portadoras de deficiências visuais, emitidas no Estado da Bahia. Nesse caso, o número do documento, o nome da pessoa, a data da emissão da carteira e a data do nascimento do portador devem ter a impressão também em braille.
Ao justificar a proposta, Yulo afirma que o projeto tem o objetivo de assegurar aos portadores de deficiência visual o usufruto na sua totalidade dos direitos assegurados por lei a todos os cidadãos brasileiros. "Reza o Código Civil Brasileiro que, atingindo a maioridade, o indivíduo torna-se apto a exercer todas as atividades da vida. Porém, quando a pessoa possui algum tipo de incapacidade, tanto absoluta quanto relativa, o exercício de seus direitos torna-se incapaz ou parcialmente incapaz. O nosso projeto vem para corrigir essa distorção", justificou.
O parlamentar informou que, no caso dos deficientes visuais, existe o código braille, formado por caracteres em relevo, lido da esquerda para a direita, com uma ou ambas as mãos, o que permite a uma pessoa portadora de tal deficiência a leitura de escritos, fato que, segundo ele, justifica a impressão com código braille nas carteiras de identidade expedidas a esse público específico.

Um comentário:

  1. PQP. Com 35 homicídios por de semana, mas de 100 carros roubados por semana, falta de bibliotecas nos bairros periféricos, caos no trânsito, falta de esgotamento, viaturas sucateadas... Enfim, uma pauta muito importante.

    ResponderExcluir