quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mupoiba realiza I Acampamento Indígena da Bahia

Como parte das comemorações do Dia do Índio - 19 de abril, o Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, será palco do I Acampamento Indígena, de 16 a 19, a partir das 8h. A atividade, que reunirá 800 índios, é organizada pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA).
 O Acampamento será um espaço de debate e reflexão sobre a realidade do povo indígena na Bahia e no Brasil, além de discutir a sustentabilidade e respeitabilidade do protagonismo indígena. Outro fator essencial, será um local de amplo de discussão sobre as PECs 38 e 215, que propõem que os estados devem possuir maior participação nas questões de demarcação de terras indígenas. As PECs também retiram as atribuições do Executivo e repassam para Legislativo, além de homologação e revisão das terras já demarcadas.
 O Tohé, ritual tradicional do povo indígena, repassada de geração em geração e exposições de artesanatos farão parte dos quatro dias de atividades. Para assinar o 19 de abril, Dia do Índio, sairá uma caminhada que passará no entorno das secretárias no Centro Administrativo. Apresentações culturais e a presença de artistas também estarão na programação.
 De acordo com o coordenador do Mupoiba, Cacique Babau, será um momento de reflexão para que a sociedade baiana reconheça os povos indígenas como agentes da paz e da harmonia. “Depois de 500 anos da invasão dos portugueses, ainda hoje, lutamos por direitos e tentamos nos firmar perante a sociedade”, pontua Babau.
 A experiência dos caciques e lideranças no acampamento Terra Livre em Brasília, trouxe legados e oportunidades para encarar as políticas locais o que influenciaram na realização do Acampamento Indígena, que reunirá vinte etnias indígenas, entre caciques, pajés e lideranças.
 Na oportunidade, também será discutido o fortalecimento do movimento indígena na Bahia com os desdobramentos cultural, artístico, social, ambiental, religioso, econômico e político. Neste encontro serão discutidas e encaminhadas as mais amplas propostas de interesse dos povos indígenas aos poderes e autoridades as quais competem à aplicação das políticas públicas relacionadas aos povos indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário