segunda-feira, 9 de julho de 2012

Instalações da Biofábrica Moscamed é inaugurada

Com investimentos de 1,6 milhão, o Governo do Estado da Bahia inaugurou no último sábado (7), no município de Juazeiro, as novas instalações da Unidade de Produção do Aedes Transgênico, na Biofábrica Moscamed Brasil. A atividade contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, secretários estaduais da Saúde, Jorge Solla, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, e da Agricultura, Eduardo Salles e do líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado estadual Yulo Oiticica.
A Unidade tem a finalidade de controlar a transmissão da doença produzindo linhagens de mosquitos geneticamente modificados, que morrem antes de chegar à fase adulta, e, por isso, não conseguirão transmitir a doença.
Com a ampliação, a Biofábrica passa a produzir quatro milhões do mosquito macho por semana, número oito vezes superior aos 500 mil que eram produzidos. O secretário da Saúde disse que já é possível constatar a redução da proliferação dos mosquitos transmissores da dengue e que o projeto vai ser levado para cidades de tamanho médio.
Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o controle da dengue requer ações combinadas. “O combate à dengue exige a combinação de ações, conscientização, controle do vetor e atenção à saúde.
De acordo com o deputado Yulo, o empreendimento reduz a incidência de casos e já mostra resultados promissores. Nos dois bairros de Juazeiro, onde foram iniciados, em fevereiro de 2011, foi constatado que cinco dias após a soltura dos mosquitos transgênicos pesquisadores recolheram cerca de 20% de ovos transgênicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário