quarta-feira, 4 de julho de 2012

UFBA e DCE prestam homenagem a Frederico Perez


“A nossa luta é todo dia por assistência, respeito e moradia”. Este foi o grito dos estudantes que predominou durante a inauguração da Residência Universitária Estudante Frederico Perez Rodrigues Lima, marcada pela emoção, nesta manhã (4), na Garibaldi. A homenagem, que contou com a presença dos familiares, foi feita pelo Movimento Estudantil da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ao estudante e militante, Frederico Perez, morto em trágico acidente no dia 23 de janeiro deste ano.
Fred, como era conhecido, era estudante de enfermagem e liderança da Ufba, além de militante nas áreas de saúde e assistência estudantil. Representado o deputado estadual Yulo Oiticica (PT), a coordenadora do Núcleo de Gestão Popular (NOP,) Jéssica Sinai, se emocionou ao lado dos irmãos e sobrinhos de Frederico e da reitora da UFBA, Dórea Leal.
Em um discurso emocionante, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Wanderson Pimenta, disse que Frederico era uma máquina de trabalhar e que a inauguração deste espaço é resultado de uma luta dos residentes liderado por Frederico e demais companheiros.
Para o pró-reitor, Dirceu Martins, o Movimento é a ponta da lança para que as conquistas aconteçam. Durante a inauguração, diversos alunos prestaram homenagens ao estudante traçando a trajetória de Perez e destacando a sua luta, quando esteve à frente do Diretório de Assistência Estudantil.
A Residência Universitária Estudante Frederico Perez Rodrigues Lima é também o primeiro prédio projetado para esta finalidade e, assim, oferece condições de alojamento bastante superiores às das demais RU. São 49 apartamentos de sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de estudo, e mais um apartamento adaptado para cadeirantes, localizado no andar térreo do prédio, com acesso por rampas de pequena inclinação.
Cada apartamento padrão é destinado a quatro estudantes, e o adaptado, a três, o que significa que a residência tem capacidade para 199 moradores. Todos os apartamentos estão completamente mobiliados, inclusive com computador e aparelho de televisão. Além disto, a residência disporá de lavanderia e sala de informática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário