No dia da Delaração Universal de Direitos Humanos, 10 de dezembro, Salvador recebe, a 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na Rua, como parte da 7ª edição na América do Sul, que já percorreu quase todas as capitais do país e conta com a exibição de 37 filmes, entre curtas, médias e longas metragens.
A atividade contou com a presença das ministras Luiza Bairros (Igualdade Racial) e Maria do Rosário (Direitos Humanos), além do governador Jaques Wagner e do membro titular da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Yulo Oiticica e demais autoridades.
Para Yulo, é essencial estabelecer um diálogo franco e direto com o povo brasileiro sobre seus direitos fundamentais. “Mais do que assistir a filmes, trata-se de um convite ao debate, à reflexão, para construirmos juntos um país que valorize a diversidade e garanta o respeito aos Direitos Humanos”, completa.
A 1ª Mostra na Rua é uma realização da SDH/PR (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), com produção do Ministério da Cultura por meio de sua Representação Regional no Estado da Bahia, e apoio do Governo do Estado da Bahia.
Entre os títulos, foram exibidos as obras O Cadeado”, de Leon Sampaio, que revela a problematização de um cotidiano existente em diversas regiões do país e aponta esperançosamente para a crença no outro, na coletividade e nos valores humanos. Também estão na lista, “A Galinha que Burlou o Sistema”, de Quico Meirelles e “Funeral à Cigana”, de Fernando Honesko.
Nenhum comentário:
Postar um comentário