terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Blogueiro mostra outro lado de Yoani

De fato, por onde passa a blogueira cubana Yoani Sánchez causa alvoroço. Opositora do governo cubano, desenvolveu a capacidade de ganhar todos os holofotes da imprensa para enaltecer a democracia de outros países e criticar o sistema político da ilha caribenha. Além da luz midiática, ela sempre é recebida por protestos de simpatizantes do socialismo de Cuba.
 O fato é que existe outo lado. Blogueiros e internautas têm contestado a nova celebridade cubana e mostrado outras facetas envolvendo Yoani. Segundo matéria publicada no Opera Mundi, o site Wikileaks já revelou 11 documentos da diplomacia norte americana que registram as reuniões da “dissidente” com os “agentes” de uma agência norete-americana desde 2008.
 Em seu blog, o jornalista Altamiro Borges lembra que, em abril de 2009, o chefe da Sina, Jonathan Farrar, escreveu ao Departamento de Estado: “Pensamos que a jovem geração de dissidentes não tradicionais, como Yoani Sánchez, pode desempenhar papel a longo prazo em Cuba pós-Castro”. Ele ainda aconselha o governo dos EUA a aumentar os subsídios financeiros à blogueira “independente”.
 Segundo ele, o Departamento de Estado americano destina cerca de 20 milhões de dólares para incentivar a subversão contra o governo cubano. Nos últimos anos, boa parte deste “subsídio” é usada para apoiar “líderes” nas redes sociais. A própria blogueira já confessou que recebe ajuda. “Os Estados Unidos desejam uma mudança em Cuba, é o que eu desejo também”, tentou justificar numa entrevista ao jornalista francês Salim Lamrani.
 
Informações Bahia Todo Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário