terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Mais 450 jovens são capacitados para mercado da construção civil


O projeto Educar para Construir, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), entregou nesta segunda-feira (16) certificados a 450 jovens baianos que participaram de capacitação profissional. Com esses, passa de 2.500 o número de jovens baianos, entre 18 e 24 anos, aptos para diversas atividades da construção civil, desde 2010.
A cerimônia foi realizada no Centro de Desenvolvimento Profissional (Cedep), localizado no bairro de Novos Alagados, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner e da secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho.
“Educação, formação profissional e acesso à cultura são fundamentais. Tínhamos na Bahia uma universidade federal e hoje temos cinco. Somos a terceira maior rede do Brasil no ensino médio profissionalizante, com 65 mil estudantes matriculados. Espero que esse curso seja uma janela de oportunidades para cada um desses estudantes que receberam esse certificado hoje”, disse o governador.
Dos 450 jovens do Educar para Construir que receberam certificados de conclusão do curso, 419 já estão contratados por empresas parceiras. Ao todo, 60 empresas possibilitam essa experiência prática, através do contrato de aprendizagem.
O curso tem duração de um ano, com cinco meses de aulas teóricas e sete de estágio, preparando o estudante para o mercado de trabalho, como afirma Lucas de Jesus, 19 anos. “Esse curso abriu novas portas para os jovens, principalmente aqueles que ainda não têm profissão. Então, a capacitação abre um caminho. Esses sete meses de aulas práticas me possibilitaram ampliar o conhecimento em elétrica, inclusive me fizeram decidir o meu futuro e hoje sou contratado pela empresa”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário