domingo, 2 de novembro de 2014

Embaixadores europeus visita Aldeia Tupinambá



Após a audiência pública sobre Povo e Comunidades Tradicionais, realizada na última sexta-feira (31), em Salvador, a Delegação da União Européia no Brasil, acompanhada pela secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Ariselma Pereira, e o diretor do departamento de defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, Wellington Pantaleão, visitou, neste sábado (1), a tribo Tupinambá da Serra do Padeiro, localizada no município de Buerarema, sul do estado. O objetivo foi conhecer de perto a comunidade e ampliar o debate sobre um dos principais desafios do povo indígena, a demarcação de terras, como uma das principais lutas em busca para a garantia dos direitos humanos.
O grupo foi recebido pelo Cacique Babau e toda a tribo, que apresentou costumes e tradições culturais do povo Tupinambá. “Senhores e senhoras, sejam bem vindos ao paraíso Tupinambá! Aqui é um espaço de vivência comum. Aqui é nossa terra, casa dos encantados. Aqui reina a paz, a união e a prosperidade”, essas foram as palavras do Cacique Babau de boas vindas ao grupo de embaixadores e autoridades visitantes.
A delegação se reuniu com as diversas lideranças indígenas e de movimentos sociais locais e de outros estados presentes para debater avanços e desafios da causa dos povos tradicionais, em especial os índios. A embaixadora chefe da União Européia no Brasil, Ana Paula Zacarias, destacou a importância de defender e promover os direitos humanos no mundo.
Além dos indígenas e outros povos tradicionais e lideranças de movimentos sociais da Bahia e do Brasil, estiveram presentes ainda a ministra da Áustria, Isabella Tomás, e representantes da Bélgica, Itália, Suécia, Eslovênia, Finlândia e Espanha, dentre outros países, os deputados estaduais Yulo Oiticica e Bira Coroa, e membros do Programa de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos – PPDDH,
A ação foi promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Delegação da União Européia no Brasil, com o apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário