segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Produtores de mandioca da Bahia ganham primeiro campo multiplicação de sementes


Produtores de mandioca da Bahia ganham o primeiro campo multiplicação de sementes

Para melhorar a qualidade produtiva da mandioca no estado, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), implantou o primeiro Campo de Multiplicação de manivas-semente, na área de Assentamento Caxá, no município de Marcionílio de Souza, Território da Chapada Diamantina. A meta, em cinco anos, é implantar 77 campos de multiplicação em onze territórios de identidade, ampliando em 392 mil toneladas a produção de raízes de mandioca para a Bahia.
A iniciativa integra as ações da rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária para o estado da Bahia, o Projeto Reniva, como é conhecido, que tem o objetivo de possibilitar o acesso de agricultores familiares ao material propagativo de mandioca, partindo de variedades da raiz uso tradicional dos produtores e também de cultivares geradas pela pesquisa.
Em dezembro próximo, mais cinco campos de multiplicação de manivas-semente serão instalados em outros da região - Boninal, Ibicoara, Ibiquera, Wagner e Seabra. De acordo com o engenheiro agrônomo da EBDA, Albérico da Paixão, técnico do Reniva, o projeto vai oferecer aos agricultores familiares assistência técnica para que as cadeias produtivas da mandioca possam ser desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário