quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Estudantes aprendem técnicas para produção de alimentos

 
Curso Técnico em Alimentação
Foto Secom
Alunos do curso técnico em alimentação, oferecido pelo Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (Ceep), em Água de Meninos, Salvador, adquirem, além de uma série de técnicas para produzir alimentos, o hábito para o máximo aproveitamento de frutas, legumes e verduras. Entre as receitas ensinadas pelo professor da disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade Gastronômica, Cristian Gonzales, também têm destaque dicas de produtos para consumo no verão.

“Aproveitando todas as partes comestíveis dos alimentos, o benefício é muito grande não só [quanto ao aspecto] social, mas também o ecológico, a sustentabilidade gastronômica. Partes descartadas, a exemplo das cascas, são normalmente as mais nutritivas”, diz o professor. Ele explica que sempre utiliza alimentos do cotidiano dos estudantes.

Para o verão, a dica é apostar em chás, sucos e frutas da época. “No verão, há uma perda muito grande de líquidos e sais minerais, com o suor. A reposição pode ser feita [ingerindo chás e sucos], utilizando especialmente as cascas das frutas, que são ricas em minerais e fibras”. Entre as sugestões, ele indica o doce feito com a polpa do coco verde - normalmente descartada após o consumo da água -, a marmelada, preparada usando a casca de umbu, e o chá da casca de abacaxi com gengibre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário