Foto: Francisco Galvão
Muitas reclamações estão sendo feitas com relação aos 300 novos ônibus entregues pela prefeitura no dia 29 de dezembro de 2014.
As maiores queixas são com relação ao espaço preferencial dos ônibus. Para quem ainda não andou em nenhum ou não sabe quais foram as mudanças feitas, a entrada do ônibus é feita pela porta dianteira, sendo que a catraca fica depois dos três assentos preferenciais reservados para idosos, mulheres grávidas, crianças de colo, deficientes físicos e obesos.
A prefeitura baixou o decreto nº 25.782, que autoriza o acesso dos idosos através da catraca do coletivo, mas este decreto não resolve todos os problemas das pessoas que utilizam os assentos preferenciais.
O presidente da Associação Baiana de Cegos, Everaldo Nunes, chama a atenção para a impedimento da entrada de deficientes visuais nos novos modelos de ônibus que estão circulando na cidade.
Como o transporte possui apenas três cadeiras preferenciais, quando o deficiente visual dá o sinal para o ônibus, segundo relatado por Nunes, se estes três lugares estiverem ocupados o motorista do ônibus passa direto do ponto; ou se o ônibus parar no ponto, o motorista não abre a porta; e também foram relatados casos em que o motorista diz que a entrada não está autorizada pela prefeitura quando as cadeiras estão cheias.
O SETPS, em conversa com a redação da Tribuna da Bahia Online, informou que ainda não responde pelas novas empresas.
No final do mês, o restante da frota de ônibus será entregue às ruas de Salvador, serão 700 veículos no total com as mesmas características de limitados assentos preferenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário