quinta-feira, 28 de maio de 2015

Amado Batista vira "autoridade" em redução da maioridade penal


Resultado de imagem para foto do cantor amando batista

Segundo o deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ), publicou no face. A Comissão Especial de parlamentares constituída para debater e votar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 171 - que propõe a redução da maioridade penal - convidou para a audiência de hoje, como uma das "autoridades" sobre o tema, o cantor e compositor Amado Batista. Não, você não leu errado; mas, mesmo assim vou repetir: a comissão que discute - e vai votar parecer sobre - a PEC da redução da maioridade penal convidou, para a audiência de hoje e... como "autoridade" sobre o tema, o cantor e compositor AMADO BATISTA!
A autora do requerimento que convidou Amado Batista para iluminar o debate acerca da redação da maioridade penal é a deputada Magda Mofatto (PR-GO); e a "justificativa" do convite é o fato de o compositor ter feito uma canção em que sugere que todas as crianças pobres devem trabalhar para não caírem na delinquência. Mas pesou também a experiência de vida do cantor, que teria trabalhado na infância e, por isso, segundo ele, não incorrera em atos infracionais (ele não usou essa expressão, claro).
A fala de Amado Batista - que durou cerca de DOIS MINUTOS - foi bastante coerente com as justificavas do requerimento que o convidou. Entre as iluminações trazidas pelo cantor, destaco a defesa de que todas as crianças e adolescentes pobres trabalhem como forma de se prevenirem da delinquência e a acusação de que a defesa de crianças e adolescentes infratores é "COISA DE COMUNISTA E PETISTA".
Amado Batista é um excelente cronista musical das vicissitudes amorosas dos mais pobres e compositor de melodias emocionantes. Sou fã desse artista. Sei cantar de cabeça muitas de suas músicas (a minha preferida é "Seresteiros da noite"). Mas, como "autoridade" em atos infracionais de crianças e adolescentes e no desenvolvimento psíquico humano, ele é um excelente cantor popular.
Ainda estou para entender aonde quer chegar essa comissão especial que avalia a PEC 171, presidida pelo deputado André Moura (PSC-SE) com o convite a "autoridades" como Amado Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário