segunda-feira, 27 de julho de 2015

Colégio em Santiago do Iguape é pioneiro na implantação das diretrizes da Educação Quilombola


O Colégio Estadual Eraldo Tinoco, instalado em uma comunidade quilombola do distrito de Santiago do Iguape, em Cachoeira, é a primeira unidade da rede estadual a implantar as Diretrizes Curriculares da Educação Quilombola, prevista na Resolução nº 68/2013. O objetivo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia é fazer da unidade escolar uma referência para as 25 escolas que ofertam a educação quilombola no novo modelo doo Projeto Político-Pedagógico. O colégio dispõe de 190 alunos matriculados.
Segundo a diretora da escola, Itana Oliveira, com as novas diretrizes, os alunos terão maior pertencimento da sua cultura e identidade. “Apesar de estarmos numa área quilombola, muitos alunos não se reconhecem como parte desta comunidade. Por isso, trazer um currículo que aborda esse viés pedagógico pode valorizar a identidade da população”, diz. A professora ressalta a proposta de levar as diretrizes para unidades municipais. “Temos ainda que dialogar com a Prefeitura de Cachoeira para o currículo ser inserido nas escolas municipais. A ideia é que os estudantes da região cheguem ao ensino médio já tendo o conhecimento proposto pelo projeto pedagógico”.
A coordenadora de Educação para a Diversidade da Secretaria da Educação do Estado, Erica Capinan, explica o processo de implantação da educação quilombola na rede estadual. “Como temos um universo, com mais de 20 mil estudantes, consideramos que era o momento de fazer uma escola de referência na implantação das diretrizes curriculares quilombolas. Iniciamos com um primeiro encontro nos dias 13 e 14 de julho. Estaremos nos reunindo, uma vez por mês até dezembro, para que na Jornada Pedagógica 2016 tenhamos essa unidade como escola referência, servindo de exemplo a outras unidades”.

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