sábado, 3 de outubro de 2015

Defensoria Cidadã Itinerante chega a Base Comunitária de Segurança do Rio Sena



Depois do bairro do Calabar, nesta sexta-feira, 2, foi a vez dos moradores do Rio Sena contarem com serviços de todas as áreas de atuação da Defensoria Pública da Bahia - Família, Direitos Humanos, Infância e Juventude, Crime, Cível, Pessoa Idosa e Curadoria. O projeto Defensoria Cidadã Itinerante é uma parceria entre Defensoria estadual e Secretaria de Segurança Pública.
Ações permanentes da instituição, como as campanhas "Ação Cidadã Ame e Adote" e "Ação Cidadã Sou Pai Responsável", possibilitaram a realização de exames de DNA de forma inteiramente gratuita na própria Base Comunitária. Interessados em esclarecer dúvidas, obter assistência jurídica, ou acompanhar ações já ajuizadas pela Defensoria também tiveram a oportunidade de utilizar os serviços oferecidos.
A coordenadora executiva da capital, Gianna Gerbasi, disse ser surpreendente a adesão da população por se tratar da primeira semana no bairro. "Cada vez mais o papel da Defensoria é entendido pela população. Isso faz com que a instituição fique mais próximo daqueles que necessitam", disse Gerbasi.
Para a comandante da BCS Rio Sena, capitã PM Camila Soledade, a atuação da Defensoria na comunidade implica somente em pontos positivos. "Desde o início detectamos a necessidade de diversos serviços na Base. A vinda da Defensoria Pública complementa o trabalho de prevenção que fazemos. Muitos dos cidadãos que estão aqui tem dificuldade de deslocamento até a Sede, e acabam desistindo de correr atrás dos seus direitos", acrescentou Soledade.
A Defensoria Pública da União, responsável por demandas que envolvem órgãos como o INSS, Incra, Funai, Correios, Caixa Econômica Federal e as Instituições de Ensino Superior Federal, assim como o PROCON também compareceram para apoiar a iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário