Mais de 13 mil vagas para Educação Infantil estão disponíveis na rede municipal de ensino de Salvador. A inscrição para novos alunos de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade encerra no dia 8 de janeiro e pode ser realizada em qualquer uma das 440 escolas da rede. Com o objetivo de dar mais transparência ao processo de matrícula para Educação Infantil, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) adotou critérios de prioridade e sorteio para a Matrícula de 2016.
O novo formato de matrícula para Educação Infantil tem como objetivo dar mais transparência ao processo. A medida vai garantir de forma transparente o ingresso de alunos novos da Educação Infantil na rede municipal de ensino, além de permitir que a SMED aprimore ainda mais o planejamento da expansão da sua oferta de vagas e a redução das vagas ociosas.
O processo de matrícula para Educação Infantil ocorrerá em duas fases. A primeira com as vagas remanescentes da rematrícula dos alunos da rede municipal e a segunda com as vagas que não foram efetivadas na primeira fase. São critérios de prioridade crianças com deficiência, responsável beneficiário do programa Bolsa família e irmãos gêmeos participando do mesmo processo de inscrição.
Enquanto a oferta de vagas for maior do que a demanda, todas as crianças serão atendidas, no caso em que a oferta for menor do que a demanda, as vagas serão distribuídas pelo sorteio, que será realizado no dia 12 de janeiro em local público. Após o resultado, os responsáveis das crianças contempladas com vagas deverão comparecer à unidade de ensino para efetivar a matrícula.
O processo de matrícula para os demais segmentos educacionais da rede municipal de ensino não será alterado. A inscrição para os novos alunos da Educação de Jovens e Adultos segue até o dia 8 de janeiro e para os novos alunos do Ensino Fundamental será iniciada no dia 7 de janeiro. O ano letivo começa no dia 15 de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário