sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Estado realiza formação para 108 professores indígenas

Foto divulgação

Professores indígenas de 17 etnias das regiões norte, oeste, sul e extremo sul da Bahia encerram nesta sexta-feira (29), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador, a participação no curso de Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (Liceei), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com o apoio da Secretaria da Educação do Estado. Ao todo são 108 professores, sendo 90 educadores de escolas indígenas estaduais e municipais.
A rede estadual tem cerca de 630 professores indígenas e, em 2015, contou com 8.600 estudantes indígenas matriculados. O curso de Licenciatura vem reforçar a educação escolar indígena na rede estadual, buscando valorizar a pluralidade cultural e a identidade étnica. Silvanir Santos de Souza, da etnia Pataxó Hã Hã Hãe, professora no Colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru Paraguaçu, no município de Pau Brasil, é uma das beneficiadas.
Silvanir afirma que esta formação é de fundamental importância para a sua vida pessoal e profissional. “Este curso veio para somar, pois é um caminho para nós enquanto povo, porque iremos atuar com mais propriedade nas áreas nas quais a gente sempre buscou, com uma melhor preparação e dando retorno para a nossa comunidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário