Com o objetivo de testar a capacidade de planejamento, execução, resposta e avaliação das ações de saúde durante o Carnaval, a Prefeitura promove nesta quarta-feira (03), às 9 horas, na Barra, um simulado envolvendo 35 personagens, 20 ambulâncias do Samu 192, motolâncias e cerca de 50 profissionais.
A atividade simulará a explosão de um camarote resultando em múltiplas vítimas de queimadura e um infarto agudo do miocárdio, para que sejam avaliados o tempo de resposta de atendimento e interação das equipes de trabalho. Pacientes receberão os primeiros socorros no local do acidente e outros serão transferidos para o módulo assistencial montado no Farol da Barra exclusivamente para os dias da folia, servindo como referência para encaminhamento e estabilização das primeiras vítimas. Já os pacientes com perfil hospitalar serão direcionados para o Centro Estadual de Queimados e para o Hospital Santa Izabel (vítima cardiovascular).
“Durante o Carnaval teremos milhões de pessoas aglomeradas nas ruas e, em caso de um acidente complexo como esse, precisamos da interação de várias equipes. Por isso iremos realizar essa atividade, onde avaliaremos o trabalho e o fluxo de atendimento para estarmos totalmente preparados para atender os foliões de forma rápida e eficaz”, esclareceu o médico Ivan Paiva, coordenador do Samu de Salvador.
Em 2013, a simulação envolveu um trio elétrico e cerca de 60 profissionais na avenida Adhemar de Barros. A atividade serviu como aprimoramento e qualificação das equipes de trabalho escaladas para o Carnaval daquele ano e para os jogos da Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014).
Módulos de Assistência à Saúde - Durante todo o Carnaval de 2015, foram realizados 5.540 atendimentos nos dez módulos assistenciais à saúde instalados pela Prefeitura nos circuitos oficiais da folia. Deste total, foram feitas apenas 189 transferências para unidades de retaguarda (3% dos casos), o que mostra a resolutividade e eficiência dos serviços prestados pela Secretaria Municipal da Saúde. A UPA Barris foi o principal destino das transferências, absorvendo 43% das demandas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário