terça-feira, 5 de abril de 2016

Crianças participam de projeto para conservação de encostas

Programa de Contenção de Encostas de Salvador completa 1 ano
Foto divulgação Secom
O Programa de Contenção de Encostas de Salvador, executado pelo Governo do Estado por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), completa um ano com saldo positivo: são 19 encostas entregues e cerca de 40 mil moradores diretamente beneficiados, com investimentos de R$ 25 milhões. Em paralelo à execução das obras, assistentes sociais e técnicos desenvolveram ações de conscientização junto à população, para garantir a preservação das intervenções realizadas.
“Tão importante quanto a segurança que o paredão de concreto traz aos moradores, é a participação destas mesmas pessoas na conservação da encosta”, explica a coordenadora social da Conder, Graziane Amorim. Através de atividades lúdicas desenvolvidas com as crianças dos bairros atendidos pelo programa, as equipes transmitem informações sobre como preservar as encostas.
De acordo com a coordenadora técnica responsável pelas atividades, Carmem Valentina, 211 crianças participaram de encontros realizados entre os meses de abril de 2015 e março de 2016. “Esta ação foi muito bem recebida pelos moradores. O projeto social previa que, a cada turma, nós deveríamos atender 10 crianças, porém, as turmas sempre eram formadas com mais de 20 pessoas. Isto demonstra o sucesso da ação”, comemora.
No último encontro, por exemplo, as crianças construíram um painel socioambiental com garrafas plásticas, papelão e outros materiais recicláveis para ilustrar as melhorias promovidas pela obra.
A previsão é que o trabalho social seja mantido em todas as áreas contempladas pelo programa de Prevenção de Desastres Naturais, que abrange a contenção de 106 encostas em zonas de risco alto e muito alto na capital baiana e três em Candeias.
Morador da Baixa Fria, no bairro de Pau da Lima, Catarino Manoel Pires, de 11 anos, foi um dos garotos que participou da ação educativa. “O que eu mais gostei foi do cineminha. Assisti um vídeo sobre como não sujar o rio e não jogar lixo no lugar errado. Também tirei fotos do barranco antes da obra e agora da encosta depois de pronta”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário