sábado, 16 de abril de 2016

Trabalho social dos bombeiros estimula doação de leite materno

 Dr. Cibele, nutricionista e coordenadora do Banco de Leite do Iperba
Todas as manhãs, mulheres como a administradora Nadja Habib, mãe de Rafael, de apenas quatro meses, recebem a visita de agentes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Elas participam da inciativa ‘Bombeiro Amigo do Peito’, que coleta leite materno das casas de doadoras voluntárias e encaminha para bancos de leite, como os da Maternidade Climério de Oliveira, no bairro de Nazaré, e do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), em Brotas. O material recolhido é tratado e utilizado para alimentar, por exemplo, bebês prematuros e/ou internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e semi-UTIs.
A rotina dos militares começa cedo nos bancos, recolhendo o material necessário para a coleta e os novos kits que serão deixados nas casas das mulheres doadoras. O trabalho facilita o processo de doação e dá comodidade às mães, que não precisam se deslocar até os hospitais para entregar o leite coletado.
Para a coordenadora do banco do leite do Iperba, a nutricionista Cibele Correa, os Amigos do Peito são fundamentais para a manutenção do estoque. “Essa é uma parceria muito importante, porque faz com que aconteça essa coleta domiciliar. Um hospital possui muitas demandas e nem sempre há disponibilidade do nosso pessoal [realizar a coleta]. Sem os bombeiros, realmente, ficaria muito mais difícil”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário